Governo trabalha para ter esboço de renovações de distribuidoras de energia até agosto

Publicado em 08/06/2022 10:57

O Ministério de Minas e Energia pretende ter, até o final de agosto, um esboço dos parâmetros para o próximo ciclo de renovações de concessões de distribuidoras de energia, que começa em 2025, disse nesta quarta-feira a secretária-executiva da pasta, Marisete Pereira.

Ela disse que o governo trabalha com um "cronograma desafiador" para essas renovações, mas que já tem conversas com a Agência Nacional de Energia Elétrica e com a associação das distribuidoras para pensar no futuro do segmento em meio à abertura do mercado livre, que tem impacto sobre o mercado regulado das distribuidoras.

Reportagem da Reuters em abril mostrou que governo e empresas do setor elétrico começam a se preparar para um novo ciclo de renovação que ocorrerá entre 2025 e 2030, discutindo um alinhamento das empresas ao novo papel da distribuição de energia em um mercado totalmente livre.

Em participação no Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, a secretária disse ainda que o governo espera que o Congresso avance com a votação do projeto de modernização do setor elétrico.

Segundo ela, a pressão atual de custo de energia deve sensibilizar os parlamentares da importância da reforma do marco legal setorial.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil