Bolsonaro diz que anunciará em breve projeto de energia eólica no Nordeste com setor privado

Publicado em 29/04/2022 10:48

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta sexta-feira que vai anunciar em breve um projeto de energia eólica na costa da Região Nordeste juntamente com a iniciativa privada que poderia, em suas contas, gerar eletricidade equivalente a 50 usinas hidrelétricas de Itaipu.

Em entrevista à Rádio Metrópole FM, de Cuiabá (MT), Bolsonaro não especificou de que tipo de projeto falava. O Nordeste é a principal área de geração eólica no Brasil, atraindo fortes investimentos da iniciativa privada na última década.

"Daqui a pouco tempo, vamos anunciar nos próximos dias com a iniciativa privada, porque nós não temos dinheiro, nós podemos em poucos anos termos uma geração de energia na costa do Nordeste equivalente a 50 Itaipus, energia limpa, eólica, onde de lá nós estaremos produzindo o hidrogênio verde, que o mundo todo está interessado no hidrogênio verde e nós vamos mandar energia para o mundo todo", disse.

O hidrogênio verde a que Bolsonaro se refere é produzido em um eletrolisador que consome exclusivamente energia renovável, o que faz dele um combustível com potencial de combater as mudanças climáticas. Além da expectativa de ser utilizado em veículos do futuro, também há aplicações nas indústrias alimentícias e outras.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata