Confiança de serviços no Brasil sobe ao maior nível em 5 meses em abril, diz FGV

Publicado em 28/04/2022 08:34

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança do setor de serviços do Brasil registrou em abril seu maior patamar em cinco meses, com o indicador da situação atual indo a uma máxima desde 2014, mostraram dados divugados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), indicando continuidade da recuperação à frente.

Em abril, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 4,0 pontos, para 96,2 pontos, máxima desde novembro de 2021 (96,8).

O Índice de Situação Atual (ISA-S), indicador da percepção sobre o momento presente do setor de serviços, saltou 5,1 pontos, para 96,0 pontos, maior nível desde abril de 2014 (96,3 pontos).

Já o Índice de Expectativas (IE-S), que reflete as perspectivas para os próximos meses, ganhou 2,9 pontos, para 96,6 pontos, maior nível desde dezembro do ano passado (98,7).

"O resultado foi disseminado entre os principais segmentos e mais influenciado pelo segmento de serviços prestados às famílias, que parecem responder positivamente à melhora da pandemia depois do surto de Ômicron no início de 2022", explicou o economista da FGV Ibre Rodolpho Tobler em nota.

"Para os próximos meses, ainda é possível imaginar continuidade de recuperação, dado que o setor de serviços foi o que mais sofreu ao longo da pandemia. Contudo, altas mais expressivas ainda dependem de melhora do cenário macroeconômico."

Dados divulgados em meados deste mês pelo IBGE mostraram que o setor de serviços brasileiro teve queda de 0,2% do volume em fevereiro sobre janeiro, o que indica que havia dificuldades de recuperação no período em meio às pressões cada vez maiores da inflação e às incertezas sobre a economia.

(Por Luana Maria Benedito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata