Rússia diz que teve que pagar detentores de eurobônus com rublos

Publicado em 06/04/2022 09:08

(Reuters) - O Ministério das Finanças da Rússia disse nesta quarta-feira que teve que pagar em rublos detentores de seus eurobônus denominados em dólar com vencimento em 2022 e 2042, já que um banco estrangeiro se recusou a processar sua ordem de pagamento de 649,2 milhões de dólares aos investidores em sua dívida.

O Ministério das Finanças disse que o banco estrangeiro, cujo nome não divulgou, rejeitou a ordem da Rússia de pagar cupons sobre os dois papéis e também não processou o pagamento referente ao vencimento de um título neste ano.

A Rússia pode considerar permitir que os detentores estrangeiros de seus eurobônus de 2022 e 2042 convertam os pagamentos em rublos em moedas estrangeiras assim que o acesso da Rússia às suas contas em divisas fortes for restaurado, disse o Ministério das Finanças.

A capacidade da Rússia de cumprir suas obrigações da dívida está em foco, depois que sanções ocidentais em resposta ao que a Rússia chama de "operação militar especial" na Ucrânia congelaram quase metade das reservas estatais do país e limitaram o acesso de Moscou aos sistemas globais de pagamento.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata