UE vai propor veto a importações de carvão, produtos químicos e madeira da Rússia, diz fonte

Publicado em 05/04/2022 12:54

Por Francesco Guarascio

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia vai propor nesta terça-feira aos países da União Europeia novas sanções abrangentes contra a Rússia, incluindo a proibição de importações de carvão, madeira, produtos químicos e outros produtos no valor de cerca de 9 bilhões de euros por ano, disse uma fonte da UE à Reuters.

A União Europeia também vai propor o veto de exportações para a Rússia no valor de mais 10 bilhões de euros por ano, incluindo semicondutores, computadores, tecnologia para gás GNL e outros equipamentos elétricos e de transporte, segundo a fonte.

Navios e caminhões russos seriam impedidos de acessar a UE, prejudicando ainda mais o comércio, disse a fonte, com exceções feitas para produtos energéticos, alimentos e medicamentos.

A UE, formada por 27 países, também proibiria todas as transações com o VTB e outros três bancos russos que já foram excluídos do sistema SWIFT, disse a fonte, enquanto dezenas de outros indivíduos, incluindo oligarcas e políticos, seriam adicionados à lista de sanções da UE.

A proibição do carvão, se aprovada pelos países da UE, seria a primeira envolvendo importação de energia da Rússia adotada pelo bloco desde que Moscou lançou o que chama de "operação especial" na Ucrânia em 24 de fevereiro.

A Comissão havia proposto tal veto em janeiro caso a Rússia invadisse sua vizinha, mas fontes da UE disseram à Reuters que foi bloqueado pela Alemanha, o país da UE que mais depende do carvão da Rússia.

Uma fonte do governo alemão disse à Reuters que a Alemanha apoiaria um embargo gradual da UE às importações de carvão da Rússia.

A proibição do carvão estaria avaliada em cerca de 4 bilhões de euros por ano, afirmou a fonte da UE.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St ronda estabilidade antes de dados de atividade empresarial, com tensões geopolíticas em foco
Ibovespa sobe apoiado em Petrobras, mas ainda caminha para queda semanal
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
Minério de ferro cai com sentimento de aversão a risco, mas deve ter ganho semanal
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
undefined