Patrimônio mundial está em risco com guerra na Ucrânia, diz Unesco

Publicado em 01/04/2022 09:40

PARIS (Reuters) - Dezenas de valiosas igrejas, locais históricos e museus foram danificados pela guerra na Ucrânia, afirmou a agência cultural da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira, acrescentando que está particularmente preocupada com a cidade de Chernihiv, no norte do país.

No mês passado, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) disse que reforçou medidas de proteção para o patrimônio cultural ameaçado da Ucrânia à luz da invasão da Rússia, como o uso de um emblema "Escudo Azul" para marcar seus locais e monumentos culturais.

"Estamos muito preocupados com a situação tanto no nível humanitário quanto do patrimônio (cultural). O patrimônio da humanidade está em perigo (na Ucrânia)", disse Ernesto Ottone, diretor-geral assistente de cultura da Unesco, em entrevista coletiva.

A primeira lista preliminar da Unesco de locais total ou parcialmente danificados apresentava 29 locais religiosos, 16 edifícios históricos, quatro museus e quatro monumentos.

A chefe da Unesco, Audrey Azoulay, escreveu ao chanceler russo Sergei Lavrov no início de março para lembrá-lo de que a Rússia é signatária da convenção para a proteção do patrimônio cultural em tempos de guerra, disse a agência.

Mas não houve resposta até agora, acrescentou.

(Reportagem de Elizabeth Pineau)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata