Putin explicou a Draghi como pagar por gás em rublos, diz governo italiano

Publicado em 30/03/2022 15:14

ROMA (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, descreveu ao primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, um sistema para o pagamento pelo gás russo em rublos, durante um telefonema entre os dois líderes nesta quarta-feira, informou o gabinete de Draghi.

A Rússia disse que, devido às sanções financeiras impostas pelo Ocidente a Moscou devido à Ucrânia, planeja exigir o pagamento por suas exportações de energia em rublos, em vez dos usuais euros ou dólares.

A Itália é fortemente dependente do gás russo, e Draghi já havia rejeitado a mudança no pagamento anteriormente. A declaração de seu gabinete não disse qual foi a resposta de Draghi à descrição de Putin sobre como funcionaria o novo sistema de pagamento.

"A conversa se centrou nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia e seus últimos desenvolvimentos", disse o gabinete. Foi a primeira conversa telefônica deste tipo entre Draghi e Putin desde a invasão russa ao país vizinho, em 24 de fevereiro.

Draghi "sublinhou a importância de estabelecer um cessar-fogo o mais rápido possível", disse seu escritório, acrescentando que os dois líderes concordaram que era uma boa ideia permanecer em contato.

(Reportagem de Gavin Jones)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata