Bradesco e Ecoagro realizam emissão inédita de CRA referenciado em dólar

Publicado em 30/03/2022 09:05
Recursos vão beneficiar produtores rurais de Goiás e Mato Grosso para financiar produção de soja das próximas 5 safras

O Bradesco e o grupo Ecoagro anunciam a emissão do primeiro Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) referenciado em dólar no Brasil. A emissão de U$ 16 milhões irá beneficiar produtores rurais de soja do Estado do Mato Grosso para as próximas safras.

A operação pioneira terá a 1ª série dos CRAs depositada e vendida no Brasil para investidores residentes através dos sistemas da B3; enquanto a 2ª série dos CRAs será listada e vendida no exterior para investidores não-residentes, através dos sistemas da Bolsa de Viena, no segmento Vienna MTF.

Segundo José Ramos Rocha Neto, Diretor Executivo do Bradesco, “o grande diferencial desta nova frente de negócios é justamente oferecer ao cliente a possibilidade de casar suas operações, mitigando o risco cambial. O volume não é o mais relevante, o que conta é a abertura de uma nova tendência de mercado.”

De acordo com Milton Menten, Sócio-Executivo da Ecoagro, “é um orgulho para a empresa participar de mais uma emissão histórica no mercado brasileiro. Esta operação é mais uma prova do amadurecimento do agronegócio brasileiro, cada vez mais atrativo para investidores e mais aberto à transformação do crédito agrícola.”

A operação foi coordenada exclusivamente pelo Bradesco BBI e contou com a assessoria jurídica do escritório Pinheiro Neto Advogados.

“O Bradesco BBI contribuiu, mais uma vez, com inovação ao mercado de capitais brasileiro, estruturando uma operação diferenciada para os clientes e investidores,” afirma o Superintendente Executivo do banco de investimento, Rafael Garcia.

Para Tiago Themudo Lessa, Sócio das áreas de Agronegócio e Mercado de Capitais do Pinheiro Neto Advogados, “essa operação inovadora permite ao agronegócio o acesso direto ao mercado de capitais internacional de forma democrática, e mostra como os mercados nacional e internacional podem ser utilizados de forma eficiente para fomentar o setor do agronegócio.”

Essa emissão dos CRAs referenciados em moeda estrangeira foi possível em decorrência das inovações trazidas pela Lei do Agro (Lei nº 13.986/2020), regulamentada posteriormente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com a edição da Resolução CMN nº 4.974. Tais normativos não só permitiram a emissão de CRA referenciado em moeda estrangeira, como também possibilitaram a colocação dos CRAs diretamente no exterior, o que gera uma maior atratividade do investimento para investidores não-residentes.

O Bradesco é o principal banco privado financiador do agronegócio brasileiro, com aproximadamente R$ 100 bilhões em operações de crédito ao setor e líder absoluto em títulos de crédito do agronegócio (CPR, CDCA e CRA).

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata