Rússia diz que promessa de desescalada na Ucrânia não significa cessar-fogo

Publicado em 29/03/2022 12:12

(Reuters) - A promessa da Rússia de reduzir as operações militares em Kiev e no norte da Ucrânia não representa um cessar-fogo e as negociações sobre um acordo formal com Kiev ainda têm um longo caminho a percorrer, disse nesta terça-feira o principal negociador de Moscou nas conversas de paz com a Ucrânia.

Mais cedo, negociadores russos se comprometeram a reduzir drasticamente a atividade militar em torno da capital da Ucrânia, Kiev, e da cidade de Chernihiv, no norte, no sinal mais tangível de progresso em direção a um acordo de paz.

"Isto não é um cessar-fogo, mas esta é a nossa aspiração, chegar gradualmente a uma desescalada do conflito, pelo menos nestas frentes", disse Vladimir Medinsky em entrevista à agência de notícias Tass, referindo-se à promessa russa de reduzir as operações perto de as cidades de Kiev e Chernihiv.

Medinsky disse que a Rússia deu um segundo grande passo de desescalada ao concordar com uma possível reunião entre os presidentes dos dois países assim que um acordo de paz for alcançado.

"No entanto, para preparar tal acordo em uma base mutuamente aceitável, ainda temos um longo caminho a percorrer", disse.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata