Crescimento empresarial da zona do euro acelera em fevereiro, mostra PMI

Publicado em 03/03/2022 08:18

A atividade empresarial da zona do euro acelerou com força no mês passado diante do aumento da demanda, particularmente no setor de serviços, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) realizada antes de a Rússia invadir a Ucrânia.

O PMI Composto Final da IHS Markit subiu para a máxima em cinco meses de 55,5 em fevereiro, de 52,3 em janeiro. O resultado, entretanto, ficou abaixo da preliminar de 55,8, que continha 82% das respostas e foi publicada em 21 de fevereiro, antes da invasão russa.

"Os dados da pesquisa para fevereiro mostravam uma economia da zona do euro que estava retomando o forte ímpeto de crescimento antes da invasão da Ucrânia", disse Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit.

Com o alívio das restrições de combate ao coronavírus, os consumidores retornaram a restaurantes, bares e outros serviços, além de comprarem bens manufaturados, e o subíndice composto de novos negócios subiu a 55,6 de 52,7, máxima desde setembro.

O PMI de serviços avançou a 55,5 de 51,1, bem acima da marca de 50 que separa crescimento de contração, mas abaixo da preliminar de 55,8.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata