Wall St salta com sinais de alívio em tensões geopolíticas

Publicado em 15/02/2022 13:41

Os principais índices de Wall Street subiam mais de 1% nesta terça-feira, com o Nasdaq escalando 2%, liderados por ganhos nas ações de bancos e de empresas de megacapitalização de mercado, em meio a sinais de diminuição de tensões entre Rússia e Ucrânia, enquanto investidores minimizavam dados de inflação mais fortes que o esperado.

A Rússia disse que algumas de suas unidades militares estão retornando às bases após exercícios perto da Ucrânia e que está preparada para continuar o diálogo sobre mísseis e outras questões de segurança com o Ocidente.

Apple, Alphabet (controladora do Google), Amazon.com, Microsoft, Meta Platforms e Tesla --empresas de megacapitalização de mercado e com perfil de crescimento-- subiam entre 1,5% e 4,3%.

Bancos avançavam 0,9%, enquanto o índice Russell 2000 --que rastreia companhias de menor capitalização de mercado, as chamadas "small-caps"-- ganhava 1,8%.

Dados divulgados nesta terça-feira mostraram que os preços ao produtor nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em janeiro, com as cadeias de suprimentos ainda afetadas, mais um sinal de que a inflação elevada pode persistir durante grande parte deste ano.

"A especulação em torno do plano de ação do Fed, que anda de mãos dadas com a inflação, sem dúvida tem impulsionado a volatilidade do mercado, mas também a geopolítica", disse Mike Loewengart, diretor de gestão de estratégia de investimento da E*Trade Financial.

"E com a tensão entre a Rússia e a Ucrânia aparentemente arrefecedo, pelo menos por enquanto o mercado pode dar as boas-vindas a certa certeza."

Às 13:16 (de Brasília), o índice S&P 500 ganhava 1,47%, a 4.466,39 pontos, enquanto o Dow Jones subia 1,29%, a 35.011,40 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 1,96%, a 14.061,69 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA
Após se aproximar de R$5,80, dólar perde força com exterior e fecha em baixa
Ibovespa flerta com 128 mil pontos, mas fecha em queda com receios sobre economia dos EUA
Conselho Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro; oposição mantém solicitação de atas
Taxas futuras de juros desabam em sintonia com Treasuries e refletindo chance menor de alta da Selic
Kamala alcança número necessário de delegados para se tornar candidata presidencial democrata