Expansão de 0,3% da zona do euro no 4º tri é confirmada, dezembro tem déficit comercial

Publicado em 15/02/2022 08:18

O crescimento econômico da zona do euro desacelerou com força no quarto trimestre de 2021 sobre os três meses anteriores, confirmaram dados nesta terça-feira, uma vez que a atividade foi afetada por outra onda de infecções por Covid-19 e por aumento de preços.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, confirmou sua estimativa anterior de que o Produto Interno Bruto nos 19 países que usam o euro cresceu 0,3% entre outubro e dezembro sobre o segundo trimestre, registrando aumento de 4,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Ao mesmo tempo, o emprego na zona do euro aumentou 0,5% na comparação trimestral e 2,1% na anual, como esperado por economistas ouvidos pela Reuters.

Os dados da Eurostat também mostraram que o salto nos preços de energia afetou a balança comercial da zona do euro com força, levando a um déficit comercial não ajustado sazonalmente de 4,6 bilhões de dólares em dezembro, de superávit de 28,3 bilhões um ano antes. As exportações subiram 14,1%, enquanto as importações saltaram 36,7%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar dispara contra real e ultrapassa R$5,80 com temores de recessão nos EUA
Mercado eleva novamente previsão para inflação em 2024 e 2025 no Focus
Minério de ferro sobe com a melhora das perspectivas econômicas da China
Iene atinge maior alta em sete meses com aumento de temores por economia dos EUA
Ações da China acompanham queda de pares globais com temores de recessão nos EUA
Ações fecham em baixa e Nasdaq confirma correção com mais temores de recessão nos EUA