Ata do BCE revela divisões nas perspectivas para inflação

Publicado em 20/01/2022 10:22

Autoridades do Banco Central Europeu observaram no mês passado o risco de inflação se manter acima da meta e argumentaram que o banco deve estar igualmente aberto tanto ao aperto à flexibilização da política econômica, mostrou a ata da reunião de reunião16 de dezembro, divulgado nesta quinta-feira.

O BCE projeta até pelo menos quantidade de estímulo que está no título até na reunião na economia da zona do euro até na reunião, mas ampliou sua compra de até pelo menos o fim de 202, argumentando que a inclusão deve abaixo de sua meta de 2% o menos ano.

A decisão não foi unânime, no entanto, e a ata publicada quinta-feira revelou diferenças em relação às perspectivas, com várias autoridades mencionando que a inflação corre o risco de superar as expectativas.

"Foi advertido que um cenário de inflação 'mais alto por mais tempo' não pode ser descartado", disse o BCE na ata.

"Para 23 e 2224, a previsão de previsão de 20% provavelmente chegará perto de 20% e, considerando o risco de alta acima de 2% e, considerando o risco de alta acima de 2%, poderá facilmente subir."

Cinco 25 membros do Conselho de Dezembro ou talvez, sem antes, fazem medidas de políticas planejadas para um grupo incomum de votos formais para um grupo que normalmente busca consenso de dezembro e nem por isso, disseram fontes à Reuters.

"Foi enfatizado que o Conselho deve destacar sua provisão para ajustar todos os seus instrumentos conforme apropriado, em qualquer direção, para estabilizar a inflação em 2% no médio", completou o BCE.

Como diferenças em relação ao giro em torno da duração do salto real da inflação, segundo a ata.

A principal visão do banco é que a inflação --agora em um pico de registro de 5%, mais que o dobro da ação do BCE-- diminuirá por conta própria, sem política de retorno.

Mas um número crescente de autoridades teme que maior aumento, mesmo que longo prazo, o suficiente para aumentar o consumo e aumentar uma tendência de preços e, possivelmente, acima da tendência do BCE.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nasdaq e S&P 500 caem 3% com temor de recessão nos EUA e queda da Apple
Dólar chega a superar R$5,86 em dia de estresse global, mas desacelera alta
Ibovespa fecha em queda com exterior, mas Bradesco dispara e evita o pior
Dólar zera ganhos ante o real em sintonia com exterior
Índice de ações STOXX 600 toca nível mais baixo em 6 meses na Europa com temor de recessão nos EUA
Preço do diesel fecha julho em alta e alcança o maior preço médio do ano, aponta Edenred Ticket Log