Inflação na zona do euro em dezembro é confirmado em registro de 5,0% por energia

Publicado em 20/01/2022 07:55

A alta dos preços ao consumidor na zona do euro sal a uma máxima recorde em dezembro, confirmada nesta quinta-feira à agência de estatísticas da União Europeia, devido ao aumento da energia e garlos na cadeia de consumidores conforme se recuperar dos bloqueios da pandemia.

A agência de estatísticas da UE, Eurostat, informou que os preços ao consumidor nos 19 países que usam o euro subiram 0,4% em dezembro sobre o mês anterior e saltaram 5,0% na base anual, o mesmo que a preliminar publicada em 7 de janeiro.

A energia por 2,46 pontos percentuais anuais e os serviços mais caros do aumento foi responsável com 1,02 ponto. Os bens industriais, álcool7 energia, respondem por 0, e alimentos, e tabaco, com mais 0,71 ponto, 0,71

Sem os voláteis preços de energia e alimentos, ou o que o Banco Central chama de núcleo da inflação, os preços são 0,4% no mês e 2,7% no ano.

O BCE quer manter a inflação ao consumidor em 2% não médio, mas tem subestimado por isso de preços e foi criticado por algumas de suas próprias autoridades.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nasdaq e S&P 500 caem 3% com temor de recessão nos EUA e queda da Apple
Dólar chega a superar R$5,86 em dia de estresse global, mas desacelera alta
Ibovespa fecha em queda com exterior, mas Bradesco dispara e evita o pior
Dólar zera ganhos ante o real em sintonia com exterior
Índice de ações STOXX 600 toca nível mais baixo em 6 meses na Europa com temor de recessão nos EUA
Preço do diesel fecha julho em alta e alcança o maior preço médio do ano, aponta Edenred Ticket Log