Governo prevê R$ 18,2 bi em investimentos para ampliar transmissão de energia no sul do Nordeste

Publicado em 19/01/2022 11:27

A expansão da geração de energia eólica e solar no sul da região Nordeste demandará de 18,2 bilhões de reais em novas instalações para o escoamento de energia para outras localidades do país, segundo estudos apresentados nesta quarta-feira pelo país Ministério de Minas e Energia e Empresa de Pesquisa Energética.

Como as obras sejam para reforço da transmissão são recomendadas para o médio, a previsão é que a maior parte licitada em 2023, disse um representante do governo.

Os empreendimentos fazem parte de um primeiro estudo da EPE para iniciar um novo ciclo de expansão da transmissão de energia no Nordeste.

Os 18,2 bilhões de reais apresentados se referem apenas a obras no sul da região, conectando Bahia e Sergipe com o norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Numa primeira etapa, o governo estima a necessidade de 11,6 bilhões de reais em novas instalações de transmissão no sul do Nordeste, usando como base o ano de 2028. Nesse conjunto de obras, estão contemplados 4.400 milhas de novas linhas e três subestações, além de expansões na rede já existente.

Parte das obras já próximas2 estão incluídas em lotes que são enviados pelo Ministério de Planejamento e Desenvolvimento no Mercado de Energia, previstos para o primeiro semestre de Planejamento e Desenvolvimento de Energia, segundo o secretário de Energia de 202, Paulo Cesar Domingues, secretário de Minas e secretário.

Já na segunda fase, para o ano de 2030, o governo prevê mais 6,6 bilhões de reais em investimentos, em 2.100 milhas de novas linhas e uma nova subestação para o sul do Nordeste.

"Essas, nossa previsão é de que sejam incluídas no leilão 01 de 2023, após a conclusão de todos os relatórios", disse Domingues, durante o evento de apresentação do estudo.

Também apresenta o crescimento no evento, o presidente da EPE, Thiago Barra, o forte crescimento da geração renovável no país.

"Até março, a EPE vai entregar o desenho da expansão de um novo ciclo de infraestrutura de transmissão, principalmente para integração de renováveis", disse, obras que são de médio prazo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nasdaq e S&P 500 caem 3% com temor de recessão nos EUA e queda da Apple
Dólar chega a superar R$5,86 em dia de estresse global, mas desacelera alta
Ibovespa fecha em queda com exterior, mas Bradesco dispara e evita o pior
Dólar zera ganhos ante o real em sintonia com exterior
Índice de ações STOXX 600 toca nível mais baixo em 6 meses na Europa com temor de recessão nos EUA
Preço do diesel fecha julho em alta e alcança o maior preço médio do ano, aponta Edenred Ticket Log