China corta taxa de média prazo e analistas veem mais afrouxamento

Publicado em 17/01/2022 08:21

O banco central China cortou imprevisivelmente nesta segunda-feira os custos financeiros financeiros desde a primeira vez abril de 2020, enquanto os analistas do mercado esperam mais um afrouxamento econômico da política este ano para conter a desaceleração .

O Banco do Povo da China informou que vai reduzir taxas de juros instituições financeiras sobre 700 bilhões de juros financeiros em 700 bilhões,19 bilhões de dólares financeiros em inglês para algumas algumas instituições financeiras em 10 pontos básicos, de 2,95% para 2,85%.

Trinta e quatro de 48 operadores e analistas, ou 70% de todos os participantes, consultados em pesquisa da Reuters na semana aprovadavam manutenção da taxa da MLF em janeiro, com o restante apostando em um corte.

A maior economia do mundo tem indicadores financeiros de desaceleração após rápida recuperação da Covid-19, com preocupações incorporadas sobre a saúde imobiliárias e a disseminação rápida da variante Ômicron do coronavírus prejudicando as perspectivas.

"A do banco central afrouxar no início de janeiro sugere que a pressão da baixa da economia se intensificou no final de 2021 e que o espaço para ajustes no primeiro trimestre deste ano não é grande", disse Ken Cheung, estrategista-chefe do Mizuho Banco.

Cheung prevê que o banco central pode adotar mais medidas de afrouxamento este ano do que o esperado antes dos analistas de mercado.

Tais projeções se refletem no mercado de títulos, com os futuros de dez anos do Tesouro China subindo para o máximo de junho de 2020 e o rendimento de dez anos do tesouro caindo mais de 2 pontos básicos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil
Proposta determina ressarcimento a produtor rural em caso de perdas decorrentes da falta de luz
Kamala garante apoio de Nancy Pelosi para sua candidatura à Casa Branca
Lula diz não ter decisão sobre nomes para o BC e espera Haddad
BC faz ajustes em segurança do Pix e estabelece junho de 2025 para lançamento de Pix Automático
Kamala chama legado de Biden de "inigualável" conforme lança sua campanha presidencial