Médico diz que Bolsonaro está curado e recomenda dieta especial e evitar exercícios

Publicado em 05/01/2022 13:11

Por Leonardo Benassatto

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro está curado do quadro de obstrução intestinal que o levou a ser internado na segunda-feira, disse nesta quarta o médico Antônio Macedo, com a recomendação que o presidente faça uma dieta especial e evite exercícios físicos de maior intensidade nos próximos dias.

Bolsonaro deixou o Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, no final desta manhã e Macedo disse em entrevista coletiva que é possível que o presidente tenha novamente uma obstrução intestinal, por causa das intervenções cirúrgicas realizadas na região após sofrer uma facada durante a campanha eleitoral de 2018.

"Agora o presidente está normal, vai fazer uma dieta especial durante uma semana, vai apenas fazer caminhada, não vai fazer exercícios muito intensos. Mas ele está curado, pronto para o trabalho", disse Macedo a jornalistas.

O cirurgião estava de férias com a família nas Bahamas e interrompeu o descanso por causa da internação de Bolsonaro, que sentiu um desconforto abdominal no domingo em Santa Catarina, onde estava de férias, internando-se na madrugada de segunda. Antes da internação, a previsão era que Bolsonaro retornasse à Brasília na terça-feira

Macedo explicou que, preferivelmente, os médicos optam por não tratarem um quadro de obstrução intestinal com uma cirurgia, pois o procedimento na região do intestino é delicado e a operação poderia provocar o surgimento de aderências em outros locais do intestino do presidente.

Apesar das recomendações médicas feitas por Macedo, Bolsonaro disse aos jornalistas ao receber alta que tentará comparecer ainda nesta quarta-feira a uma partida de futebol promovida por cantores sertanejos em Buriti Alegre (GO).

Bolsonaro disse também que manterá inalterada sua rotina e sua agenda de viagens e citou uma visita prevista à Rússia no mês que vem.

(Reportagem adicional de Lisandra Paraguassu, em Brasília, e Eduardo Simões, em São Paulo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nasdaq e S&P 500 caem 3% com temor de recessão nos EUA e queda da Apple
Dólar chega a superar R$5,86 em dia de estresse global, mas desacelera alta
Ibovespa fecha em queda com exterior, mas Bradesco dispara e evita o pior
Dólar zera ganhos ante o real em sintonia com exterior
Índice de ações STOXX 600 toca nível mais baixo em 6 meses na Europa com temor de recessão nos EUA
Preço do diesel fecha julho em alta e alcança o maior preço médio do ano, aponta Edenred Ticket Log