BC japonês deve revisar para cima previsão de inflação para próximo ano fiscal, dizem fontes

Publicado em 05/01/2022 09:29

O banco central do Japão deve revisar ligeiramente para cima sua previsão de inflação para o ano fiscal que começa em abril em meio ao aumento dos custos de energia, embora a nova projeção ainda esteja abaixo de sua meta de 2%, disseram fontes.

Com a alta de preços se ampliando devido ao aumento dos custos de combustível e matéria-prima, a diretoria deve projetar que a inflação excederá 1% no próximo ano fiscal, disseram cinco fontes familiarizadas com o pensamento do Banco do Japão.

A previsão é maior do que a última feita em outubro de que o núcleo da inflação ao consumidor deve acelerar a 0,9% no ano fiscal de 2022, após registrar aumento constante no atual ano fiscal que se encerra em março.

"Embora os custos de energia sejam os principais responsáveis ??pelo aumento da inflação, há sinais de que mais empresas estão começando a aumentar os preços", disse uma das fontes, que deram entrevista sob condição de anonimato, pois não estão autorizadas a falar publicamente.

Qualquer revisão para cima, no entanto, provavelmente não estimulará o banco central japonês a reduzir seu enorme estímulo, uma vez que a inflação permanecerá distante de sua meta, disseram as fontes.

O Banco do Japão fará as novas projeções trimestrais em sua próxima reunião de política monetária, em 17 e 18 de janeiro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UE e Mercosul desejam concluir acordo comercial até o final do ano, relata FT
BC diz que não hesitará em elevar juros se julgar apropriado, mostra ata
Minério de ferro cai com queda da demanda de curto prazo e estoques altos
Ações chinesas recuam apesar de recuperação regional
Ações europeias operam estáveis em meio a balanços de empresas
Nasdaq e S&P 500 caem 3% com temor de recessão nos EUA e queda da Apple