Reunião virtual entre Biden e Xi pode acontecer já na semana que vem, diz fonte

Publicado em 10/11/2021 07:39

WASHINGTON (Reuters) - Uma reunião virtual planejada entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, deve acontecer na semana que vem, afirmou uma pessoa informada sobre o assunto à Reuters.

Porta-vozes da Casa Branca e da embaixada chinesa em Washington se recusaram a confirmar se a reunião acontecerá na semana que vem.

Disputas diplomáticas combativas entre EUA e China no início do governo Biden enfureceram aliados, e autoridades norte-americanas acreditam que um engajamento direto com Xi seja a melhor maneira de impedir que a relação entre as duas maiores economias do mundo se desestabilize até um eventual conflito.

Os dois lados disseram que chegaram a um acordo inicial para realizar uma reunião virtual antes do final do ano entre Biden e Xi, após um encontro na cidade suíça de Zurique entre o assessor de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, e o principal diplomata da China, Yang Jiechi, no mês passado.

Fontes disseram à Reuters no mês passado que, dadas às restrições da China devido à Covid-19 e à relutância de Xi em viajar, Washington estaria buscando uma videoconferência no mês de novembro.

A vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean Pierre, foi perguntada em uma entrevista coletiva na segunda-feira sobre o momento da reunião virtual, e reiterou que havia um acordo em princípio para que Biden e Xi se reúnam antes do final do ano.

(Reportagem de Trevor Hunnicutt, David Brunnstrom e Michael Martina)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção e venda de veículos no Brasil têm forte alta em julho ante junho
Auxílio a produtores e fomento à tecnologia marcam 1º semestre da Comissão de Agricultura
Negociadores de Mercosul e UE se reunirão em setembro sobre acordo comercial
Taxas futuras de juros caem no Brasil em novo dia de alívio no câmbio
Wall Street sobe com alívio em ações de tecnologia
Ibovespa avança na abertura com aval externo e balanços em foco