Pacheco diz que discorda de decisão do STF que suspende execução do "orçamento secreto"

Publicado em 09/11/2021 13:02

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira discordar que haja um orçamento secreto no país e também da decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a execução das emendas orçamentárias de relator, que dificultam o rastreio dos beneficiários e são conhecidas por ser o "orçamento secreto".

Em entrevista à GloboNews, Pacheco disse que, se a lei que prevê as emendas de relator é boa ou ruim, pode-se discutir uma mudança para garantir maior transparência.

Os comentários do presidente do Senado ocorrem em meio ao julgamento pelo plenário virtual do STF no qual, até o momento, quatro ministros já votaram para confirmar a liminar de Rosa Weber que suspendeu a execução dessas emendas.

PEC DOS PRECATÓRIOS

Em meio à possibilidade de votação nesta terça-feira do segundo turno da PEC dos Precatórios, Pacheco disse que o Senado não vai compactuar com qualquer intenção ou estratégia para alterar o teto de gastos públicos para garantir um eventual aumento de verba parlamentar.

Em outra entrevista, para a CNN Brasil, o presidente do Senado disse que não pode garantir que a votação das reformas do Imposto de Renda e da proposta que altera a forma de cobrança do ICMS dos combustíveis sejam votadas pela Casa ainda neste ano.

Essas duas matérias já passaram pela Câmara e tramitam no Senado. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem criticado Pacheco e cobrado a votação das duas propostas pelos senadores.

Pacheco é defensor de uma reforma tributária ampla que tramita no Senado.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção e venda de veículos no Brasil têm forte alta em julho ante junho
Auxílio a produtores e fomento à tecnologia marcam 1º semestre da Comissão de Agricultura
Negociadores de Mercosul e UE se reunirão em setembro sobre acordo comercial
Taxas futuras de juros caem no Brasil em novo dia de alívio no câmbio
Wall Street sobe com alívio em ações de tecnologia
Ibovespa avança na abertura com aval externo e balanços em foco