Dólar tem leve alta ante real em linha com exterior e ruídos domésticos

Publicado em 04/10/2021 10:19

O dólar ganhava terreno frente ao real nesta segunda-feira, refletindo o clima de cautela nos mercados globais em meio a temores sobre a informação e o crescimento econômico, enquanto incertezas fiscais domésticas continuavam em foco.

Às 9h59, o dólar avançava 0,31%, a 5,3861 reais na venda. Na B3, o dólar futuro subia 0,41%, a 5,4065 reais.

Em meio a persistentes gargalos de oferta e custos elevados de energia, a informação alta tem dado sinais de que pode durar mais tempo do que o esperado pelas principais bancos de países desenvolvidos, ao mesmo tempo que algumas grandes economias, como a China, dão sinais de desaceleração.

"As preocupações com a atividade econômica e a economia global sobre os negócios nesta manhã", escrever analistas do Bradesco, chamando a atenção também para a política monetária do Federal Reserve antes da divulgação, na sexta-feira, de um importante relatório de emprego.

"As condições do mercado de trabalho norte-americano são uma das principais variáveis ??condicionando o momento do início da retirada de estímulos monetários pelo Fed. A sinalização recente do Fomc (comitê de decisão de política monetária) de que isso pode ocorrer em sua próxima reunião , não início de novembro, torna essa divulgação ainda mais relevante. "

Segundo especialistas, o início da reversão das generosas medidas de estímulo adotadas pelo banco central norte-americano durante uma pandemia de coronavírus tenderia a apoiar o dólar, em meio à perspectiva de retorno de recursos para os EUA.

O índice do dólar contra uma cesta de moedas caía 0,2% nesta segunda-feira, mas continuou em patamares elevados depois de registrar alta por quatro semanas consecutivas, apoiado em parte pela alta nos especial dos títulos do governo dos EUA. Nos mercados emergentes, rand sul-africano, peso mexicano e peso chileno apresentavam perdas contra a divisa norte-americana no dia.

Enquanto isso, no cenário doméstico, "a preocupação continua com a provável extensão do auxílio emergencial pelo governo", disse a XP em nota matinal, citando dificuldades de aprovação da reforma do Imposto de Renda e da PEC dos precatórios nas duas casas legislativas até dezembro .

Boa parte dos participantes do mercado tem alertado para a falta de recursos dentro do teto dos gastos do governo para financiamento de prorrogação nas medidas de auxílio emergencial, que expiram neste mês, o que tem afetado o sentimento local nas últimas semanas.

Na última sessão, na sexta-feira, o dólar spot caiu 1,47%, a 5.3669 reais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined