Resultado negativo do PIB ocorreu em trimestre mais atingido pela Covid, diz SPE

Publicado em 01/09/2021 11:16

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia avaliou que o resultado negativo do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre ocorreu no período de três meses com maior número de mortes pela Covid-19 e com efeitos setoriais relevantes e, nesse sentido, argumentou que é mais importante avaliar a qualidade dos dados.

"Importantes reformas pró-mercado e medidas de consolidação fiscal estão sendo aprovadas, lançando as bases para o crescimento sustentável do país no longo prazo", ressaltou a SPE em nota nesta quarta-feira, destacando a melhora nos indicadores fiscais, com redução da projeção da dívida bruta e um menor déficit primário para 2021 e 2022.

O PIB registrou uma contração de 0,1% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores, mostraram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, manteve a previsão de um crescimento acima de 5% para o ano. [nS0N2A5058]

A nota da SPE também destaca o desempenho acima da média do país no acumulado em quatro trimestres (+1,8%), ressaltando um avanço em relação a países desenvolvidos como Reino Unido e Alemanha. Também chama atenção para o aumento da taxa de investimento para 18,2% no segundo trimestre --o que seria a maior taxa para o período desde 2014-- e da alta da taxa de poupança para 20,9%, maior patamar desde 2000.

No segundo trimestre, os Serviços apresentaram crescimento de 0,7% em relação aos três primeiros meses do ano, enquanto a Indústria e a Agropecuária sofreram retrações de 0,2% e 2,8%, respectivamente.

Entre os principais fatores positivos para a atividade no segundo semestre, a SPE aponta o investimento do setor privado, um maior crescimento global e a recuperação do emprego, impulsionado pela vacinação em massa contra a Covid-19. A secretaria elenca como riscos a não continuidade da consolidação fiscal, o recrudescimento da pandemia e o risco hídrico.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined