Galeria: Importantes hubs de inovação em cada região do Brasil

Publicado em 22/07/2021 15:19 e atualizado em 26/11/2021 14:15

Em um universo de 13.865 startups em todo o Brasil, segundo dados da Abstartups, os chamados Hubs de Inovação ganham cada vez mais força e desempenham papel importante para o crescimento de todo o ecossistema. Esses hubs ajudam a fomentar ideias inovadoras e impactam agentes de diversos segmentos, tais como empresas, indústria, universidades e investidores. A sociedade é a principal beneficiada por essas inovações, pois as soluções geradas nesses hubs visam solucionar problemas latentes da população.

Ainda segundo a Abstartups, as regiões que concentram o maior número de iniciativas são Sul e Sudeste, com 16% e 45%, respectivamente. Mas há alguns anos há também um exponencial crescimento em outras regiões. Pensando em incentivar o conhecimento concentrado por esses hubs, listamos os principais de cada região. Confira:

Norte

Sediado em Manaus, principal polo de inovação da região norte, o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia tem a inovação tecnológica em sua essência. O instituto agrega um braço de inovação aberta, o Manaus Tech Hub. O espaço tem o objetivo de promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia com oportunidades em novos negócios e promovendo a conexão entre empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus, governos e empreendedores.

Nordeste

Com mais de 100 startups ativas, o Rapadura Valley ajuda a acelerar a inovação do Nordeste. Criada em 2013, recentemente o hub foi eleito a Comunidade do Ano no Startup Awards 2020, evento organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Estão integrados ao Rapadura Valley mais de 200 empreendedores, 100 startups ativas e 15 investidores e aceleradoras.

Sul

Liderado pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), pela VENTIUR Aceleradora e pela Anlab, o Hub Agritech é uma iniciativa de inovação Aberta que busca soluções para os desafios do Agronegócio, integrando produtores, fornecedores, cooperativas, startups, pesquisadores e investidores, gerando oportunidades e conexões para diferentes atores da cadeia agro.

Sudeste

Criada em 2015, a Liga Ventures é uma plataforma de inovação aberta, pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil, e Unilever. Sediada na região Sudeste, a Liga tem exercido um papel fundamental para fomentar o ecossistema de inovação nacional, conectando grandes empresas a startups de todo o país. Em seu portfólio, soma mais de 250 startups aceleradas e mais de 450 projetos realizados entre essas e grandes corporações. Também conta com o Liga Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado, cujo objetivo é mapear tendências e startups que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 35 estudos, em temas como Saúde, AutoTech, Varejo, RH, EdTechs, entre outros. 

Centro Oeste

Hub Gyntec visa promover - em parceria com universidades, o sistema S e os governos municipais, estadual e federal - a capacitação tecnológica para formação de profissionais qualificados para atender as empresas e startups de Tecnologia da Informação em Goiás. O hub possui o Instituto Gyntec, maior ecossistema de startups e inovação do Centro-Oeste, além de espaço de formação e o Condomínio Empresarial, cujo objetivo é atrair investimentos de empresas nacionais e internacionais.

Nacional

Criado em 2013, o InovAtiva é um hub de aceleração, conexão e capacitação de startups brasileiras. Realizado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), o hub já contribuiu para o desenvolvimento de milhares de negócios inovadores de todo país. Fundamentado em três pilares (aceleração, ecossistema e academy), oferece uma série de produtos e programas gratuitos para apoiar a criação de uma nova geração de soluções e otimizar o potencial das startups nacionais. O InovAtiva Brasil é o principal programa do hub e o maior programa de aceleração de startups da América Latina. Selecionando cerca de 400 negócios inovadores a cada semestre, tem um papel fundamental para garantir que o país intensifique seu reconhecimento como um ecossistema promissor de inovação no mundo inteiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Departamento do Tesouro dos EUA impõe sanções ao Gazprombank da Rússia
Atividade empresarial dos EUA atinge maior nível em 31 meses em novembro
Wall St ronda estabilidade antes de dados de atividade empresarial, com tensões geopolíticas em foco
BCE continuará reduzindo juros, mas discussão de dezembro deve esperar, diz Nagel
Ibovespa sobe apoiado em Petrobras, mas ainda caminha para queda semanal
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
undefined