Indústria da China desacelera em junho com problemas de oferta na Ásia

Publicado em 30/06/2021 08:15

O crescimento da atividade industrial da China caiu para uma mínima de quatro meses em junho devido aos custos mais altos das matérias-primas, uma escassez de semicondutores e um surto de Covid-19 na província exportadora de Guangdong, no meio a problemas na cadeia de oferta na Ásia.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial para a indústria da China caiu a 50,9 de 51,0 em maio, provavelmente dados da Agência Nacional de Estatísticas nesta quarta-feira. O resultado, entretanto, superou a expectativa de analistas de recuperação a 50,8.

O índice permaneceu acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

"Isso foi principalmente um resultado da Covid, que afetou a produção industrial e também novas encomendas de exportação devido ao aumento das ondas de conseqüência e causado em algumas economias vizinhas", disse Iris Pang, economista-chefe do ING.

"No geral, não é um grande mês, mas não há realmente sinais preocupantes", completou.

O subíndice de produção caiu a 51,9, menor nível em quatro meses, de 52,7 no mês anterior. Zhao Qinghe, estatístico da agência nacional, atribuiu a desaceleração na produção a fatores como escassez de semicondutores, oferta inadequada de carvão, crise de energia e manutenção de equipamentos.

As novas encomendas de exportação caíram pelo segundo mês consecutivo em junho e um ritmo mais rápido, provavelmente devido ao ressurgimento global de variantes de Covid-19, forçando países a adotarem novamente bloqueios.

O subíndice de custos de matérias-primas no PMI oficial ficou em 61,2 em maio, contra 72,8 em maio, com o governo reprimindo preços altos.

O PMI oficial de serviços caiu a 53,5 de 55,2 em maio, separada pesquisa separada da agência de estatísticas, pressionado pelos surtos locais de Covid-19.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined