Crescimento da atividade econômica colocará pressão sobre risco hidrológico, reconhece Guedes

Publicado em 02/06/2021 07:33 e atualizado em 02/06/2021 08:22

 O ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu nesta terça-feira, após o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano, que o crescimento da atividade econômica naturalmente colocará pressão sobre o risco hidrológico que o país vivencia.

"Isso é uma dimensão de (Ministério de) Minas e Energia, eles estão atentos a isso, estão tomando as providências que acham cabíveis. Agora, nós vamos crescer, e isso, naturalmente, vai botar alguma pressão", afirmou Guedes quando questionado sobre uma eventual crise hídrica no país.

De acordo com ele, a atual conjuntura mostra que o país precisa privatizar a Eletrobras.

"O setor elétrico brasileiro está em um imbróglio que foi criado em governos passados. E agora temos também o problema do regime de chuvas, não controlamos isso, é uma variável completamente inesperada."

Autoridades do governo reuniram-se, na tarde desta terça-feira, para discutir uma eventual crise hídrica que tem pressionado o sistema de geração de energia do país. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou um "gabinete de situação" para monitorar as condições de suprimento.

Na semana passada, o governo emitiu alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em cinco Estados, que se seguiu ainda ao registro das piores chuvas em 91 anos entre setembro e maio, informou o Ministério da Agricultura.

ATIVIDADE ECONÔMICA

Na manhã desta terça, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB brasileiro cresceu 1,2% no primeiro trimestre frente aos três meses imediatamente anteriores e retomou o patamar pré-pandemia, embora o ritmo de alta tenha perdido força.

"Eu não gosto de parecer otimista, sou sempre muito realista, e quando digo que Brasil está surpreendendo, é porque o grande desafio de transformar uma recuperação cíclica, baseada em consumo, em uma retomada do crescimento sustentável baseada em investimentos, o Brasil parece que vai enfrentar esse desafio, e vai vencer esse desafio", disse Guedes.

Em sua fala, elencou a vacinação em massa, a manutenção da agenda estrutural de reformas do governo e a trajetória da dívida pública como proporção do PIB como fatores que justificam o êxito da atividade econômica no primeiro trimestre deste ano.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz não ter decisão sobre nomes para o BC e espera Haddad
BC faz ajustes em segurança do Pix e estabelece junho de 2025 para lançamento de Pix Automático
Kamala chama legado de Biden de "inigualável" conforme lança sua campanha presidencial
Lula diz que governo fará bloqueio orçamentário "sempre que precisar"
Lula se diz assustado com retórica de Maduro e pede respeito a resultado da eleição na Venezuela
Wall St avança após liquidação enquanto investidores avaliam efeito da desistência de Biden