Governo pode recorrer ao STF para garantir valor fixo do ICMS sobre combustível

Publicado em 21/05/2021 08:07

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que pode entrar com uma ação Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar Estados a não reajustar o ICMS sobre combustíveis, depois de ter dito que estaria havendo aumentos desse imposto estadual após o governo ter congelado o PIS-Cofins, contribuições federais, sobre o diesel.

"A gente entrar com uma ação, acho que pode ser ADPF ou mandado de injunção, para a gente obrigar os governadores a dar um prazo para colocar um valor fixo de cada imposto estadual e não continuar como está aí", disse o presidente em sua live semanal.

Bolsonaro disse que o governo federal gastou 3 bilhões de reais para dar um "refresco", mas não adiantou. Ele se referia ao fato de o Executivo Federal ter zerado temporariamente o PIS-Cofins sobre o diesel.

O presidente admitiu que o projeto que visava regulamentar uma emenda da Constituição que prevê um valor fixo para impostos estaduais não deve ir para frente.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações de China e Hong Kong caem com cautela de investidores por riscos de tarifas dos EUA Ações de China e Hong Kong caem com cautela de investidores por riscos de tarifas dos EUA
Lucro do AgBank da China em 2024 sobe 4,7% Lucro do AgBank da China em 2024 sobe 4,7%
Índia oferece cortes de tarifas dos EUA sobre importações agrícolas, almeja sucesso comercial, dizem fontes governamentais
Atividade econômica da Argentina cresce no ritmo mais rápido desde 2022
Collins, do Fed, diz que está claro que tarifas aumentarão inflação no curto prazo
Haddad diz que Fazenda segue com mesma projeção de crescimento do PIB, após revisão do BC