Guedes faz críticas a "ministro fura teto" sobre Orçamento

Publicado em 09/04/2021 13:57

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira que ações de "ministro fura teto" em torno do Orçamento colocam em risco o grupo inteiro, envolvendo governo e Congresso, em decorrência de problema no fechamento das contas, com reestimativa para baixo das despesas obrigatórias.

"Tem sempre um ministro mais ousado, né? Tem ministro fura teto, tem de tudo aqui, né? Tem ministro que não desiste, volta toda hora e bate no mesmo lugar, bota em risco a viagem do grupo todo até", acusou Guedes em evento promovido pelo Bradesco BBI.

"Isss acontece, volta e meia, e é natural. 'Bota mais um pouquinho de dinheiro ali, bota um pouco mais aqui, bota um pouco mais ali.' Esquece de combinar com os outros, né? Quando vai combinar com os outros, a conta não fecha", completou Guedes.

Apesar das críticas, Guedes minimizou-as, afirmando ser algo "natural" e do jogo. Em sua participação no evento, Guedes não mencionou, diretamente, a quem se referia como "ministro fura teto".

Em mais uma participação em vídeoconferências nesta semana, Guedes voltou a afirmar que é a primeira vez na qual o governo elabora em conjunto com o Congresso o Orçamento e que a atual discussão gira em torno de como comportar os acordos políticos na proposta.

O Orçamento foi aprovado na semana retrasada com uma reestimativa de 26,5 bilhões de reais para baixo das despesas obrigatórias do governo e uma elevação dos recursos direcionados a emendas parlamentares.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil
Proposta determina ressarcimento a produtor rural em caso de perdas decorrentes da falta de luz
Kamala garante apoio de Nancy Pelosi para sua candidatura à Casa Branca
Lula diz não ter decisão sobre nomes para o BC e espera Haddad
BC faz ajustes em segurança do Pix e estabelece junho de 2025 para lançamento de Pix Automático
Kamala chama legado de Biden de "inigualável" conforme lança sua campanha presidencial