Futuros do aço recuam na China após rali; minério de ferro também cai

Publicado em 08/04/2021 08:37

Os futuros do aço na China tiveram leve baixa nesta quinta-feira, recuando após máximas recorde tocadas na sessão anterior, conforme participantes do mercado davam um passo atrás para avaliar se a forte demanda vista nos últimos dias se sustentará.

Analistas, no entanto, disseram que movimentos para conter a produção siderúrgicas na China-- maior produtora e exportadora global de aço-- devem limitar qualquer recuo nos preços.

O vergalhão de aço para construção na bolsa de futuros de Xangai encerrou o pregão diurno com queda de 0,2%, a 5.115 iuanes (781,39 dólares) por tonelada.

A robusta demanda doméstica na China alimentou um rali nos preços do aço recentemente, junto com preocupações sobre restrições à produção na China devido a políticas ambientais mais apertadas que limitam a capacidade produtiva de siderúrgicas.

Diversas usinas fortemente poluentes no pólo siderúrgico chinês de Tangshan foram submetidas a restrições mais severas de produção que também podem ser impostas em outras áreas.

"Essa é a primeira vez em que o governo chinês está olhando para a indústria de aço de um ponto de vista ambiental e em base nacional", disseram analistas do JP Morgan em nota.

"Estamos vendo perspectivas crescentes de que essas mudanças estruturais levem a melhoras de longo prazo nas margens do aço."

O recuo no aço levou o minério de ferro a recuar, com o contrato de referência na bolsa de commodities de Dalian recuando 0,6%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Acordo do Mar Negro dificilmente impulsionará exportações de alimentos russos no curto prazo Acordo do Mar Negro dificilmente impulsionará exportações de alimentos russos no curto prazo
Bolsonaro diz que acusações contra ele são graves e infundadas e rechaça tentativa de golpe Bolsonaro diz que acusações contra ele são graves e infundadas e rechaça tentativa de golpe
Ibovespa fecha em alta com impulso de Petrobras e Vale e volta a rondar 133 mil pontos
Dólar sobe ante real com investidores à espera das tarifas de Trump
Brasil aponta que tarifa dos EUA sobre aço viola regras da OMC e pode prejudicar relação bilateral
Bolsonaro diz que acusações contra ele são graves e infundadas