Ações europeias sobem com automóveis liderando ganhos; bancos expostos à Turquia têm queda
As ações europeias registraram ganhos nesta segunda-feira depois que os papéis de montadoras retomaram sua alta, enquanto bancos caíram após uma desvalorização da moeda turca e com a persistência de preocupações sobre mais restrições devido ao aumento dos casos de coronavírus no continente.
O índice STOXX 600 subiu 0,2%, revertendo as quedas do início da sessão, com as ações de automóveis ganhando pelo quinto dia nas últimas seis sessões.
Os papéis da Porsche saltaram 8,9%, sob o contágio de um frenesi de compras que tem impulsionado as ações da Volkswagen depois que a montadora alemã revelou planos para desafiar a Tesla no mercado de e-car.
O Deutsche Bank elevou seu preço-alvo para a Porsche, que detém a maioria das ações ordinárias da Volkswagen, após uma elevação do preço-alvo para as ações da VW.
"A Volkswagen está fazendo um bom trabalho em cortes de custos que, juntamente com uma reaceleração do ciclo e visibilidade em veículos elétricos, tornam os valores atuais interessantes a médio e longo prazo", disse Michele Pedroni, gestora de fundos da Decalia.
A lira turca despencou para uma mínima quase recorde depois que o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, substituiu um presidente de banco central 'hawkish' por um crítico das altas taxas de juros durante o fim de semana.
Os bancos da zona do euro expostos ao país, como o espanhol BBVA, o italiano UniCredit, o francês BNP Paribas e o holandês ING, perderam entre 0,8% e 7%.
. Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,26%, a 6.726,10 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,25%, a 14.657,21 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,49%, a 5.968,48 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,26%, a 24.262,84 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,76%, a 8.343,50 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,20%, a 4.838,76 pontos.