IGP-M desacelera alta a 2,29% na 2ª prévia de fevereiro, diz FGV

Publicado em 18/02/2021 09:38

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou a alta a 2,29% na segunda prévia de fevereiro, depois de subir 2,37% no mesmo período do mês anterior, ainda pressionado pelos preços ao produtor mas com alívio do avanço ao consumidor.

Os dados divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostraram que a taxa acumulada em 12 meses passou de 25,46% para 28,64%.

Na segunda prévia de fevereiro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral, passou a subir 2,98%, contra alta de 3,08% no mês anterior.

Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços, as Matérias-Primas Brutas e os Bens Intermediários ajudaram a sustentar a taxa do IPA em torno de 3% na segunda prévia de fevereiro. O primeiro grupo passou de alta de 5,71% para 4,11% no período, enquanto o segundo ampliou os ganhos de 1,89% para 3,76%.

"Grandes commodities agrícolas e industriais seguem registrando aumento e impulsionando a inflação ao produtor", disse Braz. "Nesta apuração, os destaques foram minério de ferro (4,41%), soja (5,89%) e bovinos (9,16%)."

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, subiu 0,29% na segunda prévia de fevereiro, depois de avançar 0,42% no segundo decêndio de janeiro.

O grupo Alimentação reduziu sua alta de 1,32% para 0,11% no período, com os preços das frutas passando de alta de 6,21% para queda de 0,46%.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, avançou 1,00% na segunda prévia de fevereiro, de alta de 0,97% antes.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

A segunda prévia do IGP-M calculou as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined