"Gelo por todo lado": 2,7 milhões de moradias no Texas ficam sem energia devido ao frio

Publicado em 17/02/2021 17:33

Por Go Nakamura

HOUSTON (Reuters) - Milhões de texanos iniciaram seu terceiro dia sem aquecimento na esteira de uma tempestade de inverno cruel que matou ao menos 21 pessoas, e a presença do gelo ameaça causar transtornos no maior Estado norte-americano e na região próxima durante dias.

Cerca de 2,7 milhões de moradias do Texas ainda estavam sem energia, de acordo com o Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (Ercot), cooperativa responsável por 90% da eletricidade estadual que vem sendo cada vez mais criticada por causa dos blecautes.

Laura Nowell, que tem 45 anos e mora em Waco com os quatro filhos, disse que sua família está sem eletricidade desde antes do amanhecer de segunda-feira e vem tentando se aquecer se revezando dentro do carro por períodos curtos. "Há gelo por todo o lado", contou.

O Serviço Nacional do Clima disse que a precipitação de neve e o acúmulo de gelo provavelmente terminariam perto do meio-dia desta quarta-feira no norte do Texas, oferecendo algum alívio, mas manteve um alerta de tempestade de inverno em vigor até as 20h e avisou que temperaturas baixas recordes continuarão durante dias.

O mercado de energia desregulamentado do Texas oferece poucos incentivos financeiros para as prestadoras de serviço se prepararem para a onda rara de frio intenso, dizem críticos há anos.

(Por Go Nakamura em Houston, Susan Heavey em Washington, Peter Szekely em Nova York e Nathan Layne em Wilton, Connecticut)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil