Congresso instala CMO para Orçamento deste ano e Flávia Arruda é eleita presidente

Publicado em 10/02/2021 14:01

Com aproximadamente um ano de atraso e após uma série de embates, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) foi instalada nesta quarta-feira com a tarefa de analisar o Orçamento para este ano.

A deputada Flávia Arruda (PL-DF) foi aclamada presidente do colegiado, que terá até março para produzir um parecer para a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano.

Segundo a deputada, a ideia preliminar é entregar um parecer até o dia 20 de março.

"A gente está fazendo uma proposta inicial que vai ser submetida ao plenário (da comissão) para discutirmos, mas no prazo até o dia 20 do mês de março, a gente entregar o relatório já para o plenário votar", disse a jornalistas, acrescentando que essa é apenas "a primeira sugestão de prazo".

Flávia admitiu, ainda, que há movimentação de parlamentares para estender o prazo de funcionamento desta CMO, que vence no fim de março, para permitir a análise de matérias relacionadas ao Orçamento de 2021.

Pouco depois, já no Ministério da Economia, ao lado do ministro Paulo Guedes, a deputada falou em diálogo com a equipe econômica.

"Hoje, com a instalação, a gente inicia aqui um diálogo de construção porque, como falei no meu discurso, o fundamental nesse momento do país é priorizarmos a vacina, a distribuição de renda e a retomada de empregos e da economia", disse

Guedes, por sua vez, afirmou que as equipes do ministério e do Congresso já estão trabalhando juntas sobre o Orçamento.

A lei orçamentária deveria ter sido votada ainda em 2020, mas disputas em torno da presidência da CMO impediram a instalação do colegiado e atrasaram a análise do Orçamento.

A aprovação da peça orçamentária é crítica em um momento de dificuldades com as contas públicas. Sem a aprovação da LOA, o Executivo fica refém do limite de 1/12 do previsto no ano para as despesas obrigatórias a cada mês.

Uma vez concluído o trabalho da CMO, será instalada uma nova comissão, permanente, para analisar propostas como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e LOA para 2022.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil