Comissão Mista para Orçamento de 2021 será instalada na quarta-feira

Publicado em 09/02/2021 14:46

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) tem reunião convocada para a manhã da quarta-feira, quando deve ser instalada, ocasião em que será formalizado um presidente e a composição do colegiado.

Essa comissão, especificamente, terá curta duração, já que será instalada para a análise do Orçamento de 2021. Uma vez concluída essa tarefa, será constituída uma nova CMO, dessa vez para a análise das demais matérias orçamentárias, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.

A expectativa dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é que o Orçamento deste ano esteja aprovado pelo Congresso até março.

A CMO deveria ter aprovado o Orçamento deste ano até dezembro de 2020, mas nem chegou sequer a ser instalada em meio a uma disputa pela presidência do colegiado.

O deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) pleiteava o posto com base em acordo selado no início de 2020, mas, com as mudanças na correlação de forças na Casa, aumentou a pressão, por parte do chamado centrão, para que a presidência da comissão ficasse a cargo da deputada Flávia Arruda (PL-DF).

Segundo duas fontes, Flávia deve assumir o comando da comissão. Elmar, ainda com a saúde em recuperação após contrair Covid-19 no ano passado, teria desistido da empreitada, de acordo com outra fonte.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil