Encomendas à indústria da Alemanha caem em dezembro pela 1ª vez em 8 meses

Publicado em 05/02/2021 08:52

As encomendas de produtos fabricados na Alemanha caíram mais do que o esperado em dezembro, encerrando sete meses de dados positivos uma vez que as restrições para conter o coronavírus pressionaram a demanda de outros países da zona do euro.

Os dados publicados pela Agência Federal de Estatísticas mostraram que as encomendas de bens industriais caíram 1,9% em termos ajustados sazonalmente, contra expectativa em pesquisa da Reuters de queda de 1,0%.

O recuo veio depois de um aumento revisado para cima de 2,7% em novembro, e marcou a primeira queda do indicador desde abril.

"As duras medidas de contenção na Europa estão agora tendo um claro impacto negativo em dezembro", disse Thomas Gitzel, economista-chefe do VP Bank Group.

A indústria orientada para exportação da Alemanha tinha sido poupada até então do pior das restrições pelo coronavírus, enquanto o setor de serviços sofria.

Dados do Ministério da Economia mostraram que as encomendas domésticas recuaram 0,9% no mês, enquanto as do exterior caíram 2,6%. Os contratos da zona do euro despencaram 7,5%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St termina em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil
Proposta determina ressarcimento a produtor rural em caso de perdas decorrentes da falta de luz