Confiança do consumidor alemão cai mais em meio a lockdown mais rígido

Publicado em 22/12/2020 08:46

A confiança do consumidor alemão caiu pelo terceiro mês seguido para janeiro uma vez que o lockdown mais rígido para conter as infecções por coronavírus reduziu as expectativas de renda e aumentou a propensão para guardar dinheiro, mostrou pesquisa nesta terça-feira.

O instituto de pesquisa GfK disse que seu índice do sentimento do consumidor, com base em pesquisa junto a cerca de 2 mil alemães, caiu a -7,3 pontos de -6,8 no mês anterior.

Foi a leitura mais baixa desde julho mas foi melhor do que a expectativa em pesquisa da Reuters de -8,8.

A chanceler Angela Merkel e líderes estaduais adotaram novo lockdown em 2 de novembro, segundo o qual restaurantes, bares e locais de lazer foram fechados, enquanto as lojas permaneceram abertas.

Como as medidas falharam em reduzir o número de infecções, o governo impôs regras mais rígidas a partir de 16 de dezembro, que fecharam a maioria das lojas, salões e outros serviços.

(Reportagem de Michael Nienaber)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos
Horário de verão só volta em 2024 se houver risco energético, diz Silveira
Wall Street abre sem direção comum após dados de preços ao produtor; Tesla pressiona Nasdaq
Ibovespa hesita na abertura sem viés claro no exterior
Dólar recua ante o real com ajuste em emergentes após semana de perdas