Congresso dos EUA alcança acordo sobre pacote de ajuda pela Covid-19, planeja votação nesta 2ª

Publicado em 21/12/2020 08:25

Líderes do Congresso dos Estados Unidos chegaram a um acordo no domingo sobre um pacote de 900 bilhões de dólares para fornecer a primeira ajuda nova em meses à economia e a famílias afetadas pela pandemia de coronavírus, com votação provavelmente na segunda-feira.

O pacote será o segundo maior estímulo econômico na história dos EUA, após ajuda de 2,3 trilhões de dólares aprovada em março. Ele vem no momento em que a pandemia acelera, infectando mais de 214 mil pessoas no país por dia. Mais de 317 mil norte-americanos já morreram.

"Finalmente temos o avanço bipartidário que o país precisa", disse o líder republicano da maioria no Senado, Mitch McConnell, após meses de dabates.

Líderes republicanos e democratas disseram que o pacote deve ter apoio suficiente para passar em ambas as Casas do Congresso.

O presidente Donald Trump defende o projeto e vai decretar a lei, disse o porta-voz da Casa Branca Ben Williamson.

O pacote fornecerá pagamentos diretos de 600 dólares a pessoas e aumentarão os pagamentos do seguro desemprego em 300 dólares por semana. Ele também inclui bilhões para pequenas empresas, assistência alimentação, distribuição de vacina, trânsito e saúde. Ele prorroga a moratória a despejos e fornece 25 bilhões de dólares em ajuda a aluguel.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos
Horário de verão só volta em 2024 se houver risco energético, diz Silveira
Wall Street abre sem direção comum após dados de preços ao produtor; Tesla pressiona Nasdaq
Ibovespa hesita na abertura sem viés claro no exterior
Dólar recua ante o real com ajuste em emergentes após semana de perdas