Japão eleva perspectiva para o PIB no ano fiscal de 2021 com pacote de estímulo

Publicado em 18/12/2020 08:57

Por Kaori Kaneko

TÓQUIO (Reuters) - O Japão elevou sua previsão de crescimento econômico para o próximo ano fiscal graças a seu último pacote de estímulo, cujo objetivo é acelerar a recuperação após os danos causados pela pandemia de coronavírus.

A economia deve crescer 4,0% em termos reais ajustados aos preços no próximo ano fiscal que começa em abril de 2021, mostrou nesta sexta-feira a mais recente estimativa do Escritório do Gabinete.

A estimativa anterior, de julho, era de expansão de 3,4%.

"A economia vai se recuperar para o nível de antes do coronavírus ao alcançar taxa de crescimento real de 4,0% no próximo ano fiscal", disse o primeiro-ministro, Yoshihide Suga, em reunião do governo para discutir políticas econômica e fiscal nesta sexta-feira.

A melhora da avaliação econômica foi sustentada pelo terceiro orçamento suplementar do governo, que foi aprovado nesta semana, para financiar o pacote de estímulo de 708 bilhões de dólares para ajudar a economia a se recuperar da queda no segundo trimestre.

O crescimento projetado de 4% para o próximo ano, se confirmado, será o mais forte já registrado desde que dados comparáveis se tornaram disponíveis em 1995, disse o Escritório do Gabinete.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos
Horário de verão só volta em 2024 se houver risco energético, diz Silveira
Wall Street abre sem direção comum após dados de preços ao produtor; Tesla pressiona Nasdaq
Ibovespa hesita na abertura sem viés claro no exterior
Dólar recua ante o real com ajuste em emergentes após semana de perdas