Confiança da indústria no Brasil deve saltar a máxima em mais de 10 anos em dezembro, diz FGV

Publicado em 18/12/2020 08:41

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança da indústria no Brasil deve manter uma tendência de recuperação iniciada no segundo trimestre e saltar a seu maior patamar em dez anos e meio em dezembro, mostrou uma prévia da Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

Dados preliminares da Sondagem da Indústria sinalizam ganho de 1,5 ponto no Índice de Confiança da Indústria (ICI), a 114,6 pontos, máxima desde junho de 2010. Essa seria a oitava alta consecutiva do indicador, dando continuidade a uma retomada do setor industrial iniciada em maio.

Segundo a FGV, "a alta no resultado prévio da confiança da indústria é consequência de avaliações mais positivas sobre o momento presente e otimismo em relação aos próximos meses".

O Índice de Situação Atual deve saltar 1,6 ponto, a 119,8 pontos, máxima desde outubro de 2007, enquanto o Índice de Expectativas deve avançar 1,4 ponto, a 109,3 pontos.

A firme recuperação do setor industrial a partir de maio teve como pano de fundo a flexibilização de medidas restritivas contra a Covid-19 nos principais centros econômicos brasileiros, apesar da forte disseminação da doença no país.

O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos
Horário de verão só volta em 2024 se houver risco energético, diz Silveira
Wall Street abre sem direção comum após dados de preços ao produtor; Tesla pressiona Nasdaq
Ibovespa hesita na abertura sem viés claro no exterior
Dólar recua ante o real com ajuste em emergentes após semana de perdas