Ibovespa acumula maior série de ganhos semanais desde começo de 2019

Publicado em 12/12/2020 07:22 e atualizado em 12/12/2020 14:20

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou estável nesta sexta-feira, sustentando-se acima dos 115 mil pontos e confirmando o sexto ganho semanal consecutivo, o que não acontecia desde o período entre o final de 2018 e começo de 2019.

De pano de fundo, permanecem as expectativas atreladas aos programas de vacinação contra o coronavírus que começam a ser divulgados por vários países, incluindo o Brasil, bem como a continuidade de fluxo de capital externo para a bolsa paulista.

Até o dia 9, o saldo de estrangeiros no mercado secundário de ações brasileiro em dezembro estava positivo em 6,5 bilhões de reais, movimento que agentes financeiros têm citado que reflete fluxo a mercados emergentes, não apenas no Brasil.

Em relatório a clientes nesta sexta-feira, o Goldman Sachs destacou que aumentar exposição em mercados emergentes, com potencial de ganhos, particularmente em ações e moedas, continua sendo uma prioridade entre os gestores globais.

No campo de 'trade ideas', eles recomendam ficar comprado em bancos de mercados emergentes (Brasil, México, Índia, Rússia e África do Sul) e vendidos em bens de consumo.

Não por acaso, nomes como Itaú Unibanco PN e Bradesco PN, que detêm relevante participação no Ibovespa, acumulam ganhos ao redor de 10% cada no mês. BANCO DO BRASIL ON avança cerca de 14%.

Desde o mês passado, profissionais da área de renda variável também têm citado rotação de portfólios para ações de 'valor', como bancos, e 'cíclicas', como atreladas a commodities, em detrimento de papéis de 'crescimento'.

Petrobras PN e Vale ON referendam tal premissa, subindo cerca de 11% e 9%, respectivamente.

Apesar de não ter renovado as máximas apuradas em janeiro, quando encostou em 120 mil pontos, o Ibovespa já acumula ganho de mais de 85% desde as mínimas de março, o que até tem apoiado alguns movimentos de realização de lucros, mas tímidos.

A fragilidade segue no campo fiscal, sem avanços na agenda de reformas. Mas se vale a máxima "contra fluxo não há argumento" - e nada mais grave ocorrer - a liquidez global deve continuar a ajudando ações brasileiras neste final de ano.

Nesta sexta-feira, o Ibovespa fechou estável, a 115.128,00 pontos contabilizando alta de 1,2% na semana e de 5,73% no mês. No ano, o declínio é de apenas 0,45%.

O índice Small Caps avançou 0,45%, a 2.764,27 pontos nesta sexta-feira, com acréscimo de 0,64% na semana e de 5,3% no mês, o que reduziu a baixa no acumulado de 2020 para 2,7%.

O volume negociado no pregão nesta sexta-feira somou 28 bilhões de reais.

DESTAQUES DO IBOVESPA DO ACUMULADO DO MÊS:

- ELETROBRAS ON e ELETROBRAS PNB acumulam alta de 24,57% e 20,16%, respectivamente, em meio a perspectivas atreladas a sua privatização, principalmente a chance de que a questão entre na pauta no Congresso ainda no primeiro semestre de 2021. O BTG Pactual publicou relatório nessa semana recomendando a compra das ações da elétrica, citando reviravolta operacional "sem precedente" e potencial criação de valor relevante no caso de privatização.

- CSN ON sobe 20,16%, em meio a um cenário ainda benigno para preços do minério de ferro, bem como ambiente favorável para alta de preços de aço no Brasil. A companhia divulgou nesta semana projeções positivas para suas operações, incluindo queda no endividamento no próximo anos. Também avaliou como real a oportunidade de realizar o IPO da sua divisão de mineração na primeira semana de janeiro. O Credit Suisse reiterou 'outperform' para as ações nesta semana.

- SUZANO ON perde 8,99%, reflexo de movimentos de realização de lucros e rotação de portfólios, após abrir dezembro renovando recorde histórico, a 57,46 reais para fechamento e 58,07 reais no intradia. Nessa semana, a empresa confirmou aumento do preço da celulose branqueada de eucalipto (BEK) a clientes do Sudeste Asiático e do Oriente Médio, bem como planos de investir 2,7 bilhões de dólares em uma nova fábrica no Mato Grosso.

- COSAN ON recua 8,19%, tendo de pano de fundo novos detalhes relacionados à reoganização societária do grupo, incluindo relação de troca para as incorporações de Cosan Log e Cosan Limited pela empresa.

Veja o comportamento dos principais índices setoriais na B3 no acumulado do mês:

- Índice financeiro: +8,72%

- Índice de consumo: +1,78%

- Índice de Energia Elétrica: +3,99%

- Índice de materiais básicos: +2,64%

- Índice do setor industrial: +0,85%

- Índice imobiliário: +7,74%

- Índice de utilidade pública: +5,63%

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar recua em linha com emergentes em meio a dados dos EUA e expectativa pela China
Ações da China fecham semana em baixa em meio a cautela
Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco