PIB do agro do Brasil avança 0,78% em maio; alta no ano chega a 4,62%, diz Cepea

Publicado em 06/08/2020 19:21 e atualizado em 06/08/2020 20:47

SÃO PAULO (Reuters) - O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro avançou 0,78% em maio, engatando o quinto mês consecutivo de expansão e atingindo crescimento de 4,62% no ano, disse o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quinta-feira.

Segundo o órgão da Esalq/USP, o setor agrícola avançou 0,75% em maio e passou a acumular ganho de 2,51% no ano, enquanto o pecuário registrou alta mensal de 0,9%, atingindo crescimento de 9% em 2020.

Entre os segmentos monitorados, o primário apurou ganho de 3,08% em maio, beneficiado por preços firmes de produtos tanto agrícolas quanto pecuários --entre eles, os do milho, café, soja, boi gordo e suínos.

Embora o agronegócio esteja entre os ramos menos afetados pela pandemia de coronavírus, o segmento da agroindústria verificou retração de 0,68% em maio por causa de efeitos da Covid-19, passando a um recuo de 0,24% no acumulado do ano.

"Foi o único a recuar em maio... Assim como observado em abril, a agroindústria foi pressionada em maio pelos setores industriais de base agrícola, já que o desempenho da indústria pecuária seguiu positivo", disse o Cepea.

(Por Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minério de ferro tem sessão volátil conforme frenesi de estímulos da China desaparece
China está confiante na meta de crescimento, mercados aguardam mais medidas de estímulo
Índices da China saltam enquanto investidores aguardam mais medidas de estímulo
Índices de Wall Street caem com juros e Oriente Médio em foco
Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities
Taxas de juros futuros até 2029 têm leves altas em meio a avanço dos yields no exterior