Senado retira de pauta projeto sobre Lei Kandir

Publicado em 06/08/2020 08:43

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - Senadores decidiram retirar da pauta desta quarta-feira projeto de lei que efetiva acordo sobre a transferência de recursos por perdas com a Lei Kandir da União para Estados, acertado com o Supremo Tribunal Federal (STF).

A discussão do projeto foi adiada devido, principalmente, à polêmica em torno da extinção do Fundo Social, prevista no acordo selado com o Judiciário.

A proposta retirada de pauta homologa o acordo celebrado no Supremo entre Estados e a União, na tentativa de solucionar o passivo.

De acordo com o relator da proposta, senador Antonio Anastasia (PSD-MG), o acordo já previa a "expressa previsão da extinção do Fundo Social".

Aprovada na década de 1990 para estimular exportações, a Lei Kandir provoca controvérsias entre o governo federal e os Estados, principalmente os grandes exportadores.

O Congresso chegou a criar uma comissão mista para discutir o assunto, mas sem uma solução efetiva, o tema motivou ação judicial no STF, que resultou no acordo que inclui propostas legislativas como o projeto para ressarcir os Estados.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minério de ferro tem sessão volátil conforme frenesi de estímulos da China desaparece
China está confiante na meta de crescimento, mercados aguardam mais medidas de estímulo
Índices da China saltam enquanto investidores aguardam mais medidas de estímulo
Índices de Wall Street caem com juros e Oriente Médio em foco
Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities
Taxas de juros futuros até 2029 têm leves altas em meio a avanço dos yields no exterior