CNA discute acordo entre Mercosul e União Europeia no Senado

Publicado em 03/10/2019 10:10

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do debate promovido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis/ILB) sobre o tema “Acordo Mercosul – UE, Oportunidades e Desafios”, na quarta (2), no Senado Federal, em Brasília.

O encontro reuniu a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, o embaixador do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Miguel, o embaixador da União Europeia no País, Ignacio Ybáñez, o gerente de Negociações Internacionais da CNI, Fabrizio Panzini, e o consultor do Senado Federal, Fernando Lagares. O diretor-executivo do ILB, Márcio Coimbra, abriu o evento.

Lígia Dutra apresentou dados da balança comercial do agronegócio brasileiro, o perfil do comércio com a União Europeia e as vantagens que o acordo deverá trazer para o setor agropecuário do Brasil.

Na sua avaliação, a discussão sobre o tema no Legislativo é importante porque a instituição terá um papel relevante na fase de internalização do tratado no regime jurídico nacional.

“Esse tipo de evento contribui para entendermos as oportunidades que a abertura comercial vai trazer ao Brasil e pavimentar os caminhos das reformas internas que precisamos fazer para poder melhor aproveitar essas oportunidades”, disse ela.

Segundo a superintendente de Relações Internacionais da CNA, existe uma perspectiva de crescimento muito grande da produção agrícola brasileira e esse aumento não poderá ser absorvido pelo consumo interno.

“A única alternativa para continuarmos crescendo e gerando riqueza para o Brasil é através de acordos comerciais, onde nós teremos preferências tarifárias para acessar mais mercados e com isso ter vantagens na competição com os nossos concorrentes”, afirmou.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto