Agricultores dos EUA já receberam US$ 8,52 bi para compensar perdas com guerra comercial

Publicado em 15/05/2019 12:35

WASHINGTON (Reuters) - Até o momento, o Departamento de Agricultura dos EUA pagou 8,52 bilhões de dólares em pagamentos diretos aos agricultores norte-americanos como parte do programa de ajuda de 2018, projetado para compensar as perdas com as tarifas comerciais da China e de outros parceiros comerciais, disse um porta-voz da agência governamental.

O governo Trump prometeu 12 bilhões de dólares em um pacote para ajudar a compensar as perdas nas safras atingidas pelas tarifas chinesas impostas em resposta às taxas de Washington sobre produtos chineses.

Soja tem novas e boas altas em Chicago nesta 4ª com excesso de chuvas nos EUA

O movimento de alta forte continua no mercado da soja nesta quarta-feira (15). As cotações, por volta de 7h50 (horário de Brasília), subiam entre 11 e 12 pontos nos principais vencimentos, com o julho de volta aos US$ 8,40 por bushel. 

"As preocupações com o clima e o plantio nos EUA continuam, bem como a esperança de um acordo - em algum momento - entre China e Estdos Unidos", explicam os analistas da consultoria internacional Allendale. 

Além disso, o mercado começa a especular sobre estas adversidades no Corn Belt e seus impactos reais sobre a área. Com as janelas ideais de plantio se fechando - a do milho termina já neste dia 20 -, diminui o sentimento de que o produtor vá migrar para a soja, podendo buscar com o governo americano seu seguro de não plantio, o chamado Prevent Plant. 

"Ou seja, diante dos preços baixos de soja, a probabilidade agora passou a ser que o produtor americano pode optar por abandonar área de milho e pegar o dinheiro do seguro, ao invés de transferir área de milho para soja", diz Steve Cachia, diretor da Cerealpar.

O mapa atualizado do NOAA para o período de 15 a 22 de maio mostra a continuidade das chuvas intensas no Corn Belt. Estados como o Nebraska, Missouri, Iowa e a Dakota do Sul poderiam registrar acumulados de 75 a 100 mm, podendo atrasar ainda mais o avanço dos trabalho de campo. 

Veja como fechou o mercado nesta terça-feira:

>> Brasil negocia cerca de 2 mi de t de soja nesta 3ª feira com disparada dos preços em Chicago

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
undefined