Renovação no Congresso Nacional deve fortalecer representatividade do agro brasileiro

Publicado em 10/10/2018 10:46
A Sociedade Rural Brasileira (SRB), analisa o impacto das eleições na representação do setor agropecuário no Congresso Nacional. Com alta taxa de renovação e com ascensão de novos partidos, o cenário político no âmbito parlamentar terá nova dinâmica.

Reeleição alcança 45% do núcleo duro da Frente Parlamentar da Agropecuária, e novos eleitos trazem “visão pró-mercado”

As eleições do último domingo foram marcadas por um forte cenário de renovação política, o que representará uma nova dinâmica no Congresso Nacional, na avaliação da Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Segundo levantamento realizado pela entidade, a renovação influenciou a composição da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que teve 38% dos deputados reeleitos. O documento da SRB destaca que, no chamado “núcleo duro da FPA”, que reúne os deputados mais ativos em do setor, a reeleição abrangeu 45% das candidaturas.

Apesar da renovação, avalia a SRB, percebe-se um crescimento expressivo de Deputados e Senadores eleitos com uma visão pró-mercado, vindos de partidos que se posicionam no espectro centro-direita e direita, que, inicialmente, “são alinhados com demandas e anseios do setor agropecuário”. Para a entidade, essa tendência deve contribuir com o fortalecimento, além da ampliação da representatividade do agro brasileiro no Congresso Nacional.

Confira na íntegra a análise da entidade com o impacto das eleições na representação do setor agropecuário no Congresso Nacional:

Fonte: SRB

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street avança com alta de apostas em corte de 0,50 p.p. nos juros do Fed
Ibovespa fecha em alta com investidor à espera de decisões de BCs; Azul dispara
Dólar cai abaixo dos R$5,60 com expectativa de corte maior de juros nos EUA
Ações europeias encerram semana em alta e foco do mercado muda para Fed
China pune PwC com 6 meses de banimento e multa recorde por auditoria na Evergrande
Lula chama de "imbecis" defensores de privatização da Petrobras e diz que Lava Jato tentou desmoralizar estatal