Agricultores dos EUA comemoram novo acordo comercial com México e Canadá

Publicado em 02/10/2018 07:48

Agricultores norte-americanos comemoram o novo acordo comercial entre os Estados Unidos (EUA) e os vizinhos México e Canadá, em uma revisão do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês). Na manhã desta segunda-feira (1/10), o governo norte-americano anunciou a assinatura pelos três países do Acordo Estados Unidos-Canadá-México (USMCA, na sigla em inglês) que reduz as barreiras comerciais entre os países fronteiriços.

Anteriormente ao anúncio, produtores norte-americanos temiam que a estratégia de negociação dura do governo Donald Trump acentuasse os prejuízos econômicos do setor. O USMCA deve levar cada país a remover, ou pelo menos reduzir, as tarifas sobre as exportações entre os países, que acabam prejudicando os preços norte-americanos de carne de porco, queijo, entre outros alimentos.

"O significado de se chegar a um acordo com o México e o Canadá não pode ser exagerado", disse Casey Guernsey, um fazendeiro e porta-voz do Missouri para a Americans for Farmers & Families, um grupo comercial. "Enquanto estou ansioso para aprender os detalhes, espero que o Congresso aproveite esse momento positivo para trazer este importante acordo para a linha de chegada", acrescentou Guernsey.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: Globo Rural + Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street avança com alta de apostas em corte de 0,50 p.p. nos juros do Fed
Ibovespa fecha em alta com investidor à espera de decisões de BCs; Azul dispara
Dólar cai abaixo dos R$5,60 com expectativa de corte maior de juros nos EUA
Ações europeias encerram semana em alta e foco do mercado muda para Fed
China pune PwC com 6 meses de banimento e multa recorde por auditoria na Evergrande
Lula chama de "imbecis" defensores de privatização da Petrobras e diz que Lava Jato tentou desmoralizar estatal