Fluxo cambial fica negativo em agosto, após quatro meses de superávit

Publicado em 05/09/2018 14:33

SÃO PAULO (Reuters) - Depois de quatro meses de saldo positivo, o fluxo cambial encerrou agosto no vermelho puxado pelo desempenho da conta financeira, que teve o segundo pior desempenho deste ano, mostram dados do Banco Central.

O fluxo cambial registrou no mês passado déficit de 4,250 bilhões de dólares, reduzindo o acumulado do ano para um superávit de 24,178 bilhões de dólares.

A conta financeira--por onde passam investimentos diretos, em portfólio e outros-- ficou negativa em 9,802 bilhões de dólares em agosto, com entrada de 38,177 bilhões de dólares menos saída de 47,979 bilhões de dólares. Foi o pior resultado desde o saldo negativo de 10,472 bilhões de dólares de março.

A conta comercial, por sua vez, registrou superávit de 5,552 bilhões de dólares no mês passado, resultado de exportações de 24,696 bilhões de dólares menos importações de 19,144 bilhões de dólares.

Em agosto, o dólar subiu 8,46 por cento ante o real, a maior alta desde setembro de 2015, com os investidores adotando posições cautelosas diante das incertezas com o cenário eleitoral doméstico e a possibilidade de um candidato menos comprometido com as contas públicas ganhar o pleito.

(Por Claudia Violante)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street avança com alta de apostas em corte de 0,50 p.p. nos juros do Fed
Ibovespa fecha em alta com investidor à espera de decisões de BCs; Azul dispara
Dólar cai abaixo dos R$5,60 com expectativa de corte maior de juros nos EUA
Ações europeias encerram semana em alta e foco do mercado muda para Fed
China pune PwC com 6 meses de banimento e multa recorde por auditoria na Evergrande
Lula chama de "imbecis" defensores de privatização da Petrobras e diz que Lava Jato tentou desmoralizar estatal