Ibope e Datafolha suspendem pesquisas com nome de Lula

Publicado em 04/09/2018 19:58

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibope deixou de divulgar uma pesquisa sobre a disputa presidencial prevista para sair na noite desta terça-feira no Jornal Nacional, da TV Globo, e fez uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após realizar uma "adequação" que retirou da sondagem o cenário com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em nota lida no Jornal Nacional, o Ibope disse que, após o TSE barrar a candidatura de Lula na madrugada de sábado, decidiu fazer o levantamento com apenas um cenário, com o atual candidato a vice na chapa, Fernando Haddad, como o nome petista na disputa, ao contrário do que constava do registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral.

"A intenção do instituto é obter o aval do TSE para a divulgação do resultado dessa pesquisa com a mencionada adequação. Foi o que o Ibope fez hoje", afirma a nota.

"Até o momento, porém, o TSE não se manifestou sobre a questão, razão pela qual, em respeito à lei, o Ibope não liberou a pesquisa para divulgação. Tão logo o TSE se pronuncie a respeito, o Ibope informará o público e, consoante com a decisão da corte, liberará ou não os resultados."

Lula teve sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral na madrugada do último sábado com base na Lei da Ficha Limpa. Na decisão, o TSE deu prazo até o dia 11 de setembro para o PT escolher um substituto para a cabeça de chapa. Haddad é o plano B do PT e deverá assumir este papel.

Também nesta terça, o Datafolha anunciou que cancelou o registro de uma pesquisa nacional que seria feita entre esta terça e a quinta-feira por conta da presença de Lula no questionário.

O instituto disse que fará um novo levantamento sem o nome do petista, após ele ter a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. O Datafolha informou que essa nova pesquisa será divulgada na próxima segunda-feira.

IBOPE SUSPENDE DIVULGAÇÃO DE PESQUISA E QUESTIONA TSE SOBRE LULA (em O Antagonista)

O Ibope suspendeu, pelo menos por enquanto, a divulgação da pesquisa presidencial contratada pelo Estadão e pela Globo que deveria ter ido ao ar agora à noite, conta Igor Gadelha em Crusoé.

O instituto perguntou ao TSE se pode divulgar a pesquisa com o nome de Lula, declarado inelegível na madrugada de sábado, 1º/9. O TSE ainda não respondeu.

DATAFOLHA CANCELA REGISTRO DE PESQUISA COM LULA

O Datafolha anunciou o cancelamento do registro da pesquisa eleitoral nacional que seria feita de 4 a 6 de setembro devido à impugnação da candidatura de Lula pelo TSE.

A pesquisa tinha sido registrada no tribunal eleitoral em 31 de agosto, antes do término da votação que impediu o presidiário de disputar a Presidência.

Segundo a Folha, o instituto decidiu não aplicar o questionário que incluía Lula e registrou uma nova pesquisa, que será divulgada na próxima segunda, 10 de setembro.

Fonte: Reuters/O Antagonista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street avança com alta de apostas em corte de 0,50 p.p. nos juros do Fed
Ibovespa fecha em alta com investidor à espera de decisões de BCs; Azul dispara
Dólar cai abaixo dos R$5,60 com expectativa de corte maior de juros nos EUA
Ações europeias encerram semana em alta e foco do mercado muda para Fed
China pune PwC com 6 meses de banimento e multa recorde por auditoria na Evergrande
Lula chama de "imbecis" defensores de privatização da Petrobras e diz que Lava Jato tentou desmoralizar estatal