TSE nega pedido do PT para Lula participar de debate na Rede TV!

Publicado em 17/08/2018 08:13

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu negar pedido feito pelo PT para garantir a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar do debate com os candidatos ao Palácio do Planalto que será realizado na sexta-feira à noite na Rede TV!.

Na decisão, o magistrado arquivou o pedido sem sequer analisar o mérito da ação. Ele citou que é fato "público, notório e incontroverso" que Lula está preso e que a Justiça Eleitoral não tem competência para intervir no ambiente carcerário.

O juiz também negou a possibilidade de se realizar gravações em vídeo de Lula para serem veiculados no debate, ao argumento que "o modelo seria incompatível até mesmo com a já conhecida dinâmica desses debates".

"Por fim, observo que as medidas cujos implementos são requestados nesta petição denotariam, sob qualquer viés, indevida interferência da Justiça Eleitoral na esfera de competência do juiz da execução da pena", disse Banhos, ao não conhecer o pedido apresentado pelo PT.

A defesa de Lula informou que vai recorrer da decisão de Banhos "para garantir seu direito constitucional e inalienável de participar do debate marcado para esta sexta-feira".

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street avança com alta de apostas em corte de 0,50 p.p. nos juros do Fed
Ibovespa fecha em alta com investidor à espera de decisões de BCs; Azul dispara
Dólar cai abaixo dos R$5,60 com expectativa de corte maior de juros nos EUA
Ações europeias encerram semana em alta e foco do mercado muda para Fed
China pune PwC com 6 meses de banimento e multa recorde por auditoria na Evergrande
Lula chama de "imbecis" defensores de privatização da Petrobras e diz que Lava Jato tentou desmoralizar estatal