Exportação de petróleo dos EUA abocanha mercado de Rússia e Opep na Ásia

Publicado em 28/05/2018 16:29

CINGAPURA (Reuters) - Volumes recordes de petróleo exportado pelos Estados Unidos terão a Ásia como destino nos próximos meses, de modo a tirar outro pedaço do mercado da Rússia e dos produtores da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Os EUA exportarão 2,3 milhões de barris por dia (bpd) em junho, dos quais 1,3 milhão bpd serão destinados à Ásia, estimou um executivo sênior de uma importante exportadora norte-americana.

Dados da Administração de Informação de Energia mostram que as exportações de petróleo dos EUA tiveram um pico de 2,6 milhões bpd duas semanas atrás.

O volume recorde vem com a produção de petróleo norte-americana atingindo máximas históricas, pressionando os preços dos EUA para descontos de mais 9 dólares por barril ante os futuros do Brent nesta segunda-feira, o spread mais amplo em mais de três anos.

A diferença nas principais referências foi uma chance para as refinarias asiáticas reduzirem as importações de petróleo do Oriente Médio e da Rússia, depois que os preços do Brent e do Golfo Pérsico atingiram máximas de múltiplos anos, disseram operadores na Ásia.

"Estamos diversificando muito para outras regiões. Se a Saudi Aramco ainda não reduzir os preços no próximo mês e a ADNOC (Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi) seguir, aumentaremos nossas compras de petróleo dos EUA", disse um comprador de petróleo do Sudeste Asiático.

(Por Florence Tan; Reportagem adicional por Jessica Jaganathan, Promit Mukherjee e Chayut Setboonsarng)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção e venda de veículos no Brasil têm forte alta em julho ante junho
Auxílio a produtores e fomento à tecnologia marcam 1º semestre da Comissão de Agricultura
Negociadores de Mercosul e UE se reunirão em setembro sobre acordo comercial
Taxas futuras de juros caem no Brasil em novo dia de alívio no câmbio
Wall Street sobe com alívio em ações de tecnologia
Ibovespa avança na abertura com aval externo e balanços em foco