Ações da Petrobras recuam 8% por preocupações com medidas para acabar com greve dos caminhoneiros

Publicado em 28/05/2018 11:30

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da Petrobras recuavam cerca 8 por cento na bolsa brasileira nesta segunda-feira, engatando o oitavo pregão de perdas, com investidores ainda receosos acerca de ingerência governamental na companhia, com as negociações para encerrar a greve dos caminhoneiros envolvendo também ações da petrolífera de controle estatal.

Às 11:19, as preferenciais caíam 8,18 por cento e os papéis ordinários perdiam 7,5 por cento, enquanto o Ibovespa recuava 3,35 por cento. Na mínima até o momento, a ação preferencial da recuou 9,09 por cento, a 18 reais, menor patamar intradia desde 23 de janeiro, enquanto o papel ordinário caiu 8,81 por cento, a 21 reais, menor preço desde 20 de fevereiro.

Após anúncio de medidas pelo governo federal na véspera, a Petrobras informou nesta segunda-feira que manterá por 60 dias uma redução nos preços do diesel rodoviário e que, após esse prazo, os reajustes do combustível passarão a ser mensais, e não mais até diários como ditava a política da companhia em vigor.

A companhia disse que será ressarcida pela União pela redução adicional --além da já anunciada na semana passada-- e que isso não incorrerá em prejuízo para a companhia.

"O fato de que a viabilidade da política de preços da Petrobras depende da concessão subsídios ainda deve levar a questionamentos no mercado", escreveu a equipe de estratégia e análise da XP Investimentos em relatório a clientes. "Ainda restam dúvidas sobre como será a forma de pagamento do reembolso pelo governo (e como isso impactará resultados), e qual o nível de prêmio e margens de refino que a empresa conseguirá manter quando retomar os reajustes de diesel após 60 dias."

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção e venda de veículos no Brasil têm forte alta em julho ante junho
Auxílio a produtores e fomento à tecnologia marcam 1º semestre da Comissão de Agricultura
Negociadores de Mercosul e UE se reunirão em setembro sobre acordo comercial
Taxas futuras de juros caem no Brasil em novo dia de alívio no câmbio
Wall Street sobe com alívio em ações de tecnologia
Ibovespa avança na abertura com aval externo e balanços em foco